Meu pênis é torto, isso prejudica meu desempenho na cama? Entenda mais sobre Peyronie

Ter o pênis torto é uma realidade para muitos homens, o que na maioria dos casos é algo comum.

Seja a curvatura para baixo, para cima, para direito ou esquerda é normal e não se deve ter vergonha por essa questão anatômica de pênis.

Nos casos em que a curvatura é leve, não gera nenhum problema e não atrapalha em nada sua vida sexual.

Em casos mais acentuados (maiores que 30 graus), que o homem sente problemas psicológicos ou sexuais como: dificuldade de ereção; machucar a parceira por decorrência desta condição, é necessário um tratamento para desentortar o pênis. Esta deformidade se não tratada pode causar estreitamento e encurtamento do pênis.

Segundo especialistas em sexualidade masculina, o problema pode ser de nascença ou até mesmo alguma microfratura.

Causa do Pênis torto – Peyronie

A causa pode ser por nascença ou microlesões por pequenos traumas que gera inflamação e com isso a cicatrização anormal do corpo cavernoso (eles se enchem de sangue e são responsáveis pela ereção masculina) ou túnica albugínea, que são as responsáveis pela ereção. Esta má cicatrização altera a elasticidade, provocando a curvatura no pênis.

Essas microlesões podem ser causadas por uma falha na ereção, sem o pênis estar completamente rígido, ele pode se “dobrar” na penetração provocando as microlesões, decorrentes de relações sexuais (mais intempestivas) e/ou nas masturbações, ou outras situações. Após esses traumas formam-se cicatrizes, que encurtam o lado afetado, levando a desvios e diminuições de tamanho e diâmetro.

Quando o pênis é torto desde o nascimento, pênis torto congênito.

Pode causar dor na fase inflamatória podendo perdurar por até 6 meses, e é tratada com analgésicos comuns.

Tratamento

É necessário a consulta em um médico especialista que vai avaliar o grau de sua doença e orientá-lo sobre tratamento com medicamentos em gel, remédio via oral, pomadas e remédios injetáveis, que vão auxiliar no problema.

Em outros casos pode ser necessário tratamentos com onda de choques ou cirurgia para correção de reconstrução que visam melhorar a qualidade da vida sexual masculina.

Cuidados

Tenha cuidado com seu amigão quando ereto ou semiereto para que não “dobre”, isso ocorre por exemplo:

  • Em uma relação sexual
  • Na masturbação
  • Usando calças ou cuecas apertadas
  • Dormindo de bruços (o homem pode ter de três a quatro ereções por noite, enquanto dorme)
  • Forçando o pênis, quando está ereto ou semiereto, para baixo, a fim de urinar (é comum isso ocorrer pela manhã, quando o homem acorda e quer ir ao banheiro).

O homem precisa manter a saúde em dia e visitar ao menos uma vez por ano um urologista afim de fazer um check-up e avaliar se tudo vai bem lá embaixo!