Saiba mais sobre a Pansexualidade

A palavra, que tem origem grega, define de maneira simplória o que está por trás do conceito: “pan” significa tudo ou todos.

Pessoas pansexuais se definem como cegas a gênero, afirmando que gênero e sexo não são fatores determinantes em sua atração sexual ou romântica por outros. A pessoa que se autodenomina pansexual sente atração por pessoas, independentemente do sexo, do gênero ou de como se apresentam ao mundo.

Assim, uma pessoa considerada pansexual pode se sentir atraída por qualquer indivíduo dentro dos diferentes termos presentes no grupo LGBTQI+ ou por pessoas heterossexuais.

Pansexualidade sente atração por pessoas

Uma pessoa pan não sente atração por objetos ou coisas, a pansexualidade é a atração por pessoas capazes de consentir uma relação.

Quando a gente fala de pansexualidade, algumas pessoas confundem com parafilia, pedofilia, etc. Então pensam que pansexual sente atração por animais, árvores, crianças…

Pansexual ou bissexual é a mesma coisa?

A bissexualidade é definida pela atração por mais de um gênero, seja ele homem, mulher, trans, não-binários, intersexo, etc.

Com as mudanças que ocorreram na nomenclatura da bissexualidade, seria até possível usar o termo como uma forma genérica de se referir a quem não é nem hétero nem gay.

Os termos como pansexuais e queer estão se popularizando, mas ainda não são tão conhecidos quanto bi. Mas isso não necessariamente permite que bissexual se tornasse um termo genérico, que abrange todos os outros nomes.

A pansexualidade se define como ‘atração por todos os gêneros’.

A bissexualidade é definida como ‘atração por mais de um gênero’.

Teoricamente podem existir pessoas bi que não se atraem por todos os gêneros que existem.

Talvez, com a diminuição do preconceito, não seja necessário a categorização para definir a diversidade do individuo.

Nos anúncios de acompanhantes podemos encontrar bissexuais, pansexuais, travestis