Ouvi falar em terapia sexual… o que é isso?

Quando você está com dor de dente vai ao dentista, problemas na visão? oftalmologista, alimentação desregulada? Nutricionista, e quanto as questões sexuais, quem trata?

Pensando nessa área como o todo do nosso organismo para uma saúde perfeita é que existem os especialistas em sexualidade humana, como nossa terapeuta sexual Sirleide Stinguel.

A terapia sexual é uma terapia de base psicológica que se concentra especificamente nos problemas sexuais, ou relacionamento sexual. Consiste em um conjunto de técnicas para o tratamento das inadequações e disfunções sexuais.

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde

“A sexualidade humana forma parte integral da personalidade de cada um.

É uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida.

A sexualidade não é sinônimo de coito e não se limita à presença ou não de orgasmo. Sexualidade é muito mais do que isso.

É energia que motiva encontrar o amor, contato intimidade e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas e como estas tocam e são tocadas.

A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e integrações e, portanto, a saúde física e mental.

Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada como direito humano básico.

A saúde mental é a integração dos aspectos sociais, somáticos, intelectuais e emocionais de maneira tal que influenciem positivamente a personalidade, a capacidade de comunicação com outras pessoas e o amor.”

Através de uma boa conversa e recepção da demanda e insatisfação do cliente é identificado possíveis disfunções ou inadequações sexuais e orientado então o melhor tratamento à base de sessões terapêuticas e exercícios adequados.

Tratando assuntos também sobre crenças, tabus, preconceitos, timidez, vergonha, limitação, autoconhecimento e autoestima, técnicas para ampliar o repertório sexual para homens e mulheres.

Importante ressaltar que não há contatos íntimos com o paciente, todas as atividades são discussões e orientações técnicas e profissionais.

As disfunções sexuais mais comuns nos consultórios são:

•             Disfunção erétil;

•             Ejaculação precoce;

•             Dificuldade de ejacular;

•             Diminuição do desejo;

•             Anorgasmia (Dificuldade ou impossibilidade de alcançar o orgasmo);

•             Vaginismo (Contração da vagina impedindo a penetração);

•             Dispareunia (Dor durante a relação);

Quer mais informações? Consulte nossa especialista Sirleide Stinguel, todos seus contatos estão no instagram.