Novembro azul, previna-se contra o câncer de próstata

Novembro Azul é um movimento mundial que busca a conscientização a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e da saúde masculina que acontece durante todo mês de novembro. A campanha alerta homens da importância do diagnóstico precoce.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comuns entre os brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir de 50 anos, além de pessoas com parentes como pai, irmão ou filhos.

Em média, 42 homens morrem, por dia, em decorrência da doença e cerca de 3 milhões vivem com ela.

Como surgiu?

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, quando alguns amigos tiveram a ideia de deixar o bigode — que, na época, estava fora de moda — crescer com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.

Qual significado?

O nome veio da junção da palavra inglesa moustache (bigode) com november (novembro) formando o Movember.

Novembro azul no Brasil

A companha chegou ao Brasil em 2008 trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

As instituições promovem durante todo mês de novembro exames gratuitos ou com descontos de próstata, além de focaram na informação sobre a doença para profissionais e cidadãos comuns.

Compartilhe essa campanha, e ajude na prevenção da doença!