Dia do combate à gordofobia

Pautas cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, o combate à gordofobia e a pressão estética por um corpo enquadrado nos padrões de beleza impostas pela sociedade.

Principalmente com a expansão das redes sociais, esses espações são usados para debates sobre o tema.

Nesta quinta-feira (10), se comemora o Dia do Gordo, também conhecido como Dia de Luta Contra a Gordofobia ou Dia de Visibilidade à Luta Antigordofobia, cujas 24 horas são inteiramente dedicadas à luta contra o preconceito e a discriminação de pessoas acima do peso conscientizando a sociedade sobre a importância do respeito às pessoas gordas.

Mesmo sendo maioria na população brasileira – 56%, segundo o Ministério da Saúde – gordos são negligenciados e têm direitos e acessos negados diariamente na sociedade.

Acompanhantes BBW e SSBBW também chamadas de plus size, fofinhas ou gordinhas fazem muito sucesso entre os usuários do Ilha do Prazer, comprovando que o tipo físico em questão é tão lindo e desejado quanto qualquer outro.

E não apenas mulheres gordas, mas também homens gordos tem seu destaque! BHM é a sigla usada para mulheres que gostam de homens fofinhos, que são chamados de “BHM” (Big Handsome Men, em português “Homens grandes e formosos”).

“O Dia do Gordo sempre foi visto de maneira ‘doentia’ – ridicularizando as pessoas gordas e fazendo alusão à coisas ruins. Pessoas gordas eram colocadas como a algo cômico, engraçado. Por sentir falta da representação de pessoas gordas em cenas de protagonismo, começamos a refletir sobre a necessidade de um novo olhar sobre o Dia do Gordo, fazendo ações de valorização do corpo gordo em diversos aspectos sociais. Colocamos o dia 10 de setembro como o Dia do Gordo de forma positiva. A ideia é levar para sociedade a conscientização de uma data de afirmação e resistência”, explica a ativista Adriana Santos, coordenadora do Movimento.