Denuncia de influenciadores digitais sobre prostituição de luxo nas redes sociais

Um grupo de influenciadoras digitais denunciaram num programa de TV britânico que recebem propostas de milhares de euros através de mensagens privadas em troca de favores sexuais.
O escândalo sexual foi revelado por Tyne-Lexy Clarson e outras influenciadoras para rede de televisão BBC e está dando o que falar.


Tyne-Lexy Clarson, umas das influenciadoras britânicas que denunciam a prática

“É prostituição de luxo — é assustador pensar que, se eles me mandaram mensagens, provavelmente fizeram-com com outras milhares de jovens bonitas no Instagram”,

Oferta inicial foi de um jantar

A jovem de apenas 19 anos revela que a primeira proposta que recebeu foi de um homem oferecendo 20 mil libras, aproximadamente 24 mil euros para que jantasse com ele. Ele não mencionou sexo. Tyne-Lexy não aceitou.

Ela conta que esse tipo de abordagem é rotineiramente proposta com diversas ofertas mais explicitas a respeito dos favores sexuais ainda mais depois de participar do reality show Love Island.

Envolvimento de agenciadores

A digital influencer britânica chegou a se deparar com uma agência que garantia 50 mil libras para que ela passasse cinco noites em Dubai, com algumas exigências.


Tyne-Lexy Clarson, umas das influenciadoras britânicas que denunciam a prática

Tyne-Lexy Clarson conta que os contatos são muitas vezes feitos através de agências contratadas por homens ricos e poderosos.

Em uma das situações a agência garantia 50 mil libras, cerca de 59 mil euros para que ela passasse cinco noites em Dubai, com algumas exigências. Na proposta havia termo de confidencialidade garantindo que os detalhes das exigências feitas a si durante a viagem permaneceriam em segredo. Tyne-Lexy rejeitou.

“É muito dinheiro para algumas pessoas, quantias que podem mudar a vida de alguém”, apontou a influencer. Ela teme que muitas jovens aceitem esse tipo de acordo.

Já a influencer Rosie Williams foi aliciada com 100 mil libras por ano além de várias peças de roupa de luxo. O objetivo era virar acompanhante de um homem em Dubai.

Rosie diz ainda que este é um assunto que não é falado entre influencers.
Ela decidiu se afastar da fama.

“Ou você está numa posição em que não precisa disso, então não discute o tema, ou você já aceitou uma dessas ofertas e tem vergonha de dizer”, refletiu Rosie, que aponta o tabu em torno dessas questões.

Assunto tabu entre as influenciadoras digitais

Tyne-Lexy explica que nunca aceitou nenhuma das abordagens, mas que outras influenciadoras podem se sentir pressionadas a aceitar para conseguirem manter as aparências.


Tyne-Lexy Clarson, umas das influenciadoras britânicas que denunciam a prática

Uma outra influenciadora, anônima, que se identificou como uma estrela de um reality show, aceitou uma dessas propostas.

“Primeiro, ele ofereceu-me bolsas de marcas de luxo. Ele tinha um fetiche por ser financeiramente dominante, então ficava excitado por gastar centenas de libras em produtos para mim”, explica.

“Eu também estava a sofrer para manter os meus seguidores engajados. Acho que foi por isso que aceitei a oferta”, conta.

Também existem muitas acompanhantes de luxo que se tornam influenciadoras digitais.