Como surgiu o Outubro Rosa?

Outubro é o mês do Outubro Rosa, movimento que vem ganhando força ano após ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

Como surgiu

Este movimento teve a sua origem nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure em 1990 lançou o laço cor-de-rosa e distribuiu para os participantes da primeira Corrida pela Cura, promovida e realizada em Nova York, e desde então, acontece anualmente na cidade (www.komen.org).

Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa.

As ações são voltadas para conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

O que significa o símbolo do laço rosa?

O Laço Cor-de-Rosa é um símbolo internacional para a luta contra o cancro da mama. O principal objetivo do laço cor-de-rosa é alertar/informar as pessoas sobre o câncer de mama.

Qual é a importância da campanha Outubro Rosa?

A campanha de conscientização contra o câncer de mama, é realizada por diversas entidades, no mês de outubro, e dirigida à sociedade, em especial às mulheres. Entre os temas do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

No Brasil

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi em 2002 com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP.

A estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro-RJ, monumento conhecido mundialmente foi iluminado de rosa, pela primeira vez em 2008.

Em 2009 grande parte das cidades brasileiras iluminavam seus monumentos e prédios em apoio a causa.

O mais importante deste movimento é que a conscientização de todas as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, além de desmistificação, pois quanto mais é falado, mais sabemos lidar e encontrar apoio.